E aí, vai surfar essa onda?

Cenários mudam rapidamente e movimentações imediatas são necessárias para não perder terreno no mercado, por isso é fundamental estar ancorado e orientado por princípios que nos conduzem durante a jornada.

A busca por novidades e a ansiedade em estar sempre por dentro do que acontece pode levar a tomadas de decisão erradas que comprometem a consistência da sua marca. Cenários mudam rapidamente e movimentações imediatas são necessárias para não perder terreno no mercado, por isso é fundamental estar ancorado e orientado por princípios que nos conduzem durante a jornada.

Meu concorrente abriu o perfil naquela rede de vídeos curtos com dancinhas. Devo estar lá?

Conteúdos de marca podem ser veiculados em qualquer canal, claro. Mas antes de sair criando perfis em todas as redes sociais disponíveis, é preciso pensar como se apresentar nos diferentes cenários. É quando se torna ainda mais essencial ter seu propósito e sua plataforma de marca embaixo do braço e utilizá-los para saber como agir e se comportar. Se um outro player do seu segmento está “bombando” no Tik Tok, nem sempre isso significa que você deve correr atrás desse movimento. É possível que nos valores dele haja alguma orientação de uma presença mais descontraída e informal que não causará incômodo ou desconforto ao público. E o seu, o que pensaria disso?

Todo ano que começa tenho uma vontade enorme de mudar tudo, nossa logo, nossas cores, nosso discurso. Quem não se atualiza, fica para trás, certo?

Não é bem assim. É comum que, ao longo do tempo, aqueles envolvidos diariamente com uma marca manifestem algum cansaço em lidar com os signos visuais e verbais. Mas lembre-se de que seus clientes não interagem todos os dias, o dia todo, com você. O que pode parecer cansativo e repetitivo para um, será sempre uma novidade para outro. É possível movimentar a sua comunicação e as experiências com novas leituras para antigos significados. Conceitos sólidos e coerentes com sua cultura podem ser representados das mais diferentes maneiras. Mudanças devem ser sustentadas por um diagnóstico preciso que conduza de imediato a definição da estratégia para este novo momento.

Um cliente me perguntou por que ainda não vendemos nossos produtos no Instagram; outro questionou a falta de um canal no Whatsapp e meu irmão sempre me mostra referências da Irlanda onde ele mora, me estimulando a gerar outros modelos de negócio. O que devo fazer primeiro?

Talvez, nada. Se formos sempre atender demandas individuais ou de um determinado grupo de consumidores, é provável que não saibamos muito bem o que estamos fazendo, e sim, apenas reagindo a provocações com receio de perder clientes. Cada movimentação da nossa marca precisa ser bem pensada, planejada, testada, comunicada e, principalmente, monitorada e avaliada periodicamente, para que possamos corrigir imediatamente eventuais falhas. Pior que não inovar, é se enrolar e prejudicar uma operação que funcionava muito bem apenas para surfar cada onda que passa.

Ou seja: é claro que é muito importante acompanhar tendências e movimentos que surgem toda hora diante de nossos olhos. A Inteligência Artificial já é pauta presente nas conversas de líderes de todos os setores e precisamos nos preparar para os desafios que são apresentados. Mas uma coisa não vai mudar. Uma marca estruturada e ancorada em propósitos, posicionamentos e plataformas de atributos e valores consistentes e coerentes com o que se oferta ao mercado sempre terá destaque e saberá reagir rapidamente às mudanças.

Quer participar dessa reflexão com a gente? Estava pronto para mudar sua identidade visual ou criar aquela campanha divertida nas redes e agora ficou em dúvida? Estamos aqui para lhe ajudar nas decisões. Fale com a gente!